“Não se pode trabalhar sem combustível, porque a máquina humana é igual a qualquer outra e o combustível da máquina humana é o alimento.” (Josué de Castro)

CURIOSIDADES

Terça, 05 de abril de 2011

Você Sabia?

De Veneno à Tratamento

A toxina botulínica que pode provocar um quadro de intoxicação capaz de levar uma pessoa à morte é a mesma toxina responsável por reduzir as marcas de expressão empregadas em clínicas de estética. Além disso é possível empregá-la com êxito no tratamento de patologias como o blefaroespasmo (espasmos da pálpebra) e outras distonias faciais, bem como em doenças como Esclerose Múltipla, visando o relaxamento muscular. Nestes casos o benefício dessa toxina já é conhecido, mas muitos estudos que vem sendo realizados começam a apontar a toxina botulínica como útil em outras enfermidades, como Parkinson.



Para saber mais: 


Quarta, 06 de Abril de 2011


A Salmonella na Luta Contra o Câncer

Conhecida há tempos devido às intoxicações alimentares que provoca, a Salmonella que já demonstrou ser bastante útil quando aplicada para imunoprofilaxia, agora está sendo alvo de pesquisas envolvendo indução de atividade anti-tumoral. A idéia é que através de modificações genéticas, esses microrganismos agiriam no organismo atraindo as células do sistema imunológico para agirem sobre as células cancerígenas, possibilitando mais uma forma de combate a esta doença.



Para saber mais:
Bactéria Salmonella Pode Ser a Nova Arma Contra o Câncer



Quinta, 07 de Abril de 2011


Especialidade: Botulismo, Hepatite A, Salmonella...


    De acordo com o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), dos EUA, o número de casos de intoxicação alimentar no país é bastante elevado, ocorrendo cerca de 76 milhões de casos por ano. Em decorrência disso, é possível encontrar nos EUA até mesmo escritórios de advocacia que são especializados em certos tipos de bactérias, um dos exemplos é o observado com a MarlerClark, cuja especialidade inclui Botulismo, Hepatite A, Salmonella, Listeria, Shigella e Norovírus




Para saber mais:
Intoxicação Alimentar nos EUA


Sábado, 21 de maio de 2011

Esporão do Centeio

O esporão do centeio é um fungo que aparece dentro das sementes do Centeio, capaz de causar o ergotismo, doença cujas referências remontam a 600 a.C, com sintomas que incluem euforia, dor gastrointestinal e alucinações. Foi esse fungo que serviu como base para a produção do LSD, um alucinógeno que tornou-se bastante popular dos anos 60.

Para saber mais: