“Não se pode trabalhar sem combustível, porque a máquina humana é igual a qualquer outra e o combustível da máquina humana é o alimento.” (Josué de Castro)

sábado, 4 de junho de 2011

Discussão de Artigo

Oclusão arterial aguda por derivados da ergotamina
View more documents from klbn


 O ergot produto do fungo Claviceps Purpúrea que está presente no centeio e em outros cereais desde a idade média até a década de 70 e 80 tornou-se conhecido devido à alta probabilidade de intoxicação alimentar.
    Seus componentes são alcalóides, todos derivados do ácido lisérgico os quais apresenta efeitos colaterais próprios: neurológicos, gastrointestinais e vasculares.
    Porém atualmente não se tem mais relatos de casos de intoxicação alimentar por Ergot devido ao processamento industrial de cereais que diminuem esse risco.
    Agora os derivados de Ergot são amplamente utilizados no tratamento de migrânea e de hemorragias pós-parto.
    Ressaltando que o uso agudo destas substâncias e ou uso crônico em doses terapêuticas podem ocasionar severas lesões em várias partes do organismo.
    O objetivo do presente trabalho foi relatar um caso de Oclusão Arterial Aguda em membros inferiores em decorrências do uso abusivo das Ergotaminas, chegando à conclusão de que o uso desses derivados deve ser restrito, devido ao alto de toxicidade por eles apresentados.

Intoxicação por Esporão de Centeio

Referente ao episódio 4º da 4ª temporada do seriado "Dr. House"

Micotoxinas: Importância na Alimentação e na Saúde Humana e Animal

O presente trabalho realiza uma revisão sobre as principais micotoxinas de relevância no âmbito da saúde humana e animal. Através de uma abordagem histórico-científica, relata o impacto sócio econômico causado.
Trás ainda uma relação das principais legislações adotas na comunidade internacional.

FREIRE, Francisco das C. O. et al. Micotoxinas: Importância na Alimentação e na Saúde Humana e Animal. Embrapa Agroindústria Tropical
Fortaleza, CE 2007.
Disponível em: Revisão das Principais Micotoxinas

CURIOSIDADE!!!!



Salém e a Caça às Bruxas

Em 1692, idéias supersticiosas levaram a cidade de Salém, na América do Norte à uma caça às bruxas. Os relatos dão conta de que jovens começaram a apresentar sintomas como alucinações e convulsões o que foi suficiente para o diagnóstico levantado na época: possessão. O clima de medo que se espalhou levou muitas  mulheres a serem acusadas, condenadas e executadas por práticas de bruxaria. Em1976,  esses fatos seriam relembrados pela historiadora Linda Caporael, responsável pela elaboração de uma tese na qual sugere que essas manifestações teriam sido causadas por um alucinógeno natural: o Esporão do Centeio.

Para saber mais
                        Esporão do Centeio: O LSD Natural
                                As Bruxas de Salém

O PADRÃO BIOLÓGICO DA CEFALÉIA CERVICOGÊNICA

Este artigo refere-se ao estudo de três pacientes com cefaléia cervicogênica que faziam uso frequente de analgésicos derivados de ergotamina, os quais foram avaliados com o objetivo de verificar se os padrões biológicos da cefaléia estão relecionados com o uso abusivo dos derivados de ergotamina.
Para saber mais informações:
                                            Cefaléia Cervicogênica

Ergotismo: Relato de caso

O presente trabalho publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Hospital Universitário Onofre Lopes tem como objetivo relatar o caso clínico de um paciente com ergotismo por intoxicação por derivados de ergotamina e chamar a atenção para sua ocorrência.
Para mais informações:
                                    Relato de Caso

                    

Enxaqueca: mal antigo com roupagem nova

O presente trabalho postado por Lenita Wannmacker tem por objetivo investigar os medicamentos utilizados para crises de enxaqueca leves ou severas quanto ao risco e eficácia de cada classe de medicamentos, inclusive os derivados ergóticos que são recomendados a pacientes com crises intensas sem contra-indicações a eles.
Para saber mais informações:

Enxaqueca: Mal Antigo com Roupagem Nova

Custos e implicações das falhas na higiene e segurança alimentar

O presente trabalho tem por objetivo abordar e reconhecer a necessidade de segurança alimentar, bem como informar quais são as doenças de origem alimentar, o custo e suas implicações bem como suas origens. Para mais informações confira o texto....

Custos e Implicações das Falhas na Higiene Alimentar